META SMART – ENTENDA O QUE É E SAIBA COMO IMPLEMENTAR

META SMART – ENTENDA O QUE É E SAIBA COMO IMPLEMENTAR

“Não se deve ir atrás de objetivos fáceis, é preciso buscar o que só pode ser alcançado por meio dos maiores esforços.”
– Albert Einstein

A base para o sucesso de um bom planejamento empresarial é, sem dúvidas, a definição de objetivos.

Esses objetivos, por sua vez, devem seguir uma série de critérios para que sejam cumpridos de forma adequada, possibilitando assim, uma boa eficiência operacional. Metas e objetivos quando bem estruturados permitem que processos internos e externos tornem-se mais assertivos e que cenários sejam mais facilmente antecipados, como consequência temos operações mais produtivas.

Neste artigo, vou abordar sobre a META SMART, minha ferramenta predileta na sistematização e demarcação de objetivos.

O QUE É O MÉTODO SMART?

Criada originalmente por Peter Druker, o método SMART é uma ferramenta que auxilia na hora da definição e construção de metas, sejam elas profissionais ou pessoais. A palavra SMART é um acrônimo para as palavras Specific, Measurable, Achieavable, Relevant e Time-based.

Cada uma das palavras representa uma etapa da técnica e todas são indispensáveis para o êxito da estratégia. Na sequência, abordarei sobre cada uma dessas fases e como devem ser aplicadas na execução dos seus projetos.

S – SPECIFIC (ESPECÍFICA)
O primeiro ponto importante da SMART é que os objetivos demarcados devem ser específicos, ou seja: eles devem ser claros e não podem permitir qualquer tipo de dupla interpretação. O ideal é que seu objetivo seja minunciosamente detalhado. Dessa maneira, as chances de sucesso tornam-se maiores.

Nessa fase, devem ser esclarecidos alguns pontos importantes:
• Qual o motivo desse objetivo;
• Quem são as pessoas envolvidas;
• Quais são as restrições desse objetivo;
• Quais são os pontos básicos para que ele possa ser colocado em prática;

Para que o seu objetivo seja realmente específico, você deve seguir um raciocínio bastante detalhado. Em vez de estipular uma meta genérica como aumentar o faturamento em 20%, você deve estipular um plano mais ou menos assim: alavancar em 20% as vendas na região Sul, nos nichos X, Y e Z, envolvendo a equipe A e B, durante o segundo semestre de 2017, mantendo a margem de lucro mínima de X% .

M — MEASURABLE (MENSURÁVEL)
O que não pode ser medido não pode ser gerenciado, já diziam Robert Kaplan e David Norton, autores da metodologia BSC Balanced Scorecard, uma metodologia que revolucionou o modelo de gestão estratégica. Desta forma, no segundo passo do método SMART, a regra é clara: todo objetivo poder ser traduzido em números. Por isso, no momento da definição do seu objetivo, analise se o mesmo poderá ser, sistematicamente, interpretado e manipulado numericamente.

Um exemplo de indicador ou meta SMART pode ser manter o nível de satisfação dos clientes acima dos 80% ou expandir a carteira de clientes em 15% nos próximos 90 dias.

A — ATTAINABLE (ATINGÍVEL)
O terceiro pré-requisito do método SMART é também um dos principais pontos na construção das metas, é nesse ponto onde a maioria dos gestores acabam cometendo erros que comprometem todo o resultado. O terceiro passo é o de que os objetivos sejam atingíveis, realizáveis. Suas metas devem seguir uma razoabilidade mínima para que não pareçam ideais irrealizáveis e distantes (o que gera, automaticamente, desmotivação para equipe). Mas, isso não significa que seus objetivos não possam ser audaciosos e ambiciosos. Precisa ser desafiador, mas possível de ser atingido para que isso gere uma motivação aos envolvidos.

Um detalhe que vale ser lembrado, é que o A, de Attainable, também é referenciado como a inicial de “Agreed Upon” — realizado em comum acordo. Desta forma, é preciso lembrar que todo objetivo deve representar um consenso entre todos os envolvidos (e que todos estejam cientes das exigências e benefícios decorrentes dele).

R — RELEVANT (RELEVANTE)
Uma meta sem relevância, sem uma conexão verdadeira com um propósito, não vai gerar engajamento e dificilmente vai ser atingida de maneira consistente.
Por mais óbvio que possa parecer numa primeira observação, um objetivo SMART deve ser relevante para a sua realidade.

No momento de avaliar se sua meta é relevante, você deve verificar elementos como: consonância do objetivo com os ideais e valores defendidos pela empresa, real disposição da equipe para se engajar no projeto.
Procure traçar metas que levem ao sentimento de realização. A sensação de uma meta cumprida para todo e qualquer preço pelo caminho percorrido.

T — TIMED (TEMPORAL)
A fase final dos indicadores e metas SMART refere-se a temporização do objetivo, ou seja, na definição de um prazo para a realização e cumprimento dele. Ao estipular metas temporais para seus objetivos, você cria um senso de urgência indispensável para o sucesso de um projeto, evitando procrastinação e desorganização operacional. Portanto, sempre estabeleça prazos definidos para seus projetos e procure seguir à risca as estipulações pré-acordadas.

O método SMART é uma ferramenta que quando aplicada de maneira consistente traz resultados surpreendentes para empresas dos mais variados ramos. Aplique em seu negócio você também os indicadores e metas SMART e garanta melhores resultados.

Forte abraço e bons negócios!!

 

Sobre o Autor

Marcelo Henrique administrator

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